Pergunta 1 – Tem ganho de potência instalando um abafador esportivo?

Você não vai ter nenhum ganho de potência instalando o abafador final, para ter uma aumento de potência, você terá que instalar o intermediário, porque a passagem dos gases vai ficar se nenhuma restrição.

Pergunta 2 – Pode ser instalado em carros de qualquer potência?

Pode sim, o abafador esportivo nunca vai subtrair, ele sempre vai somar, seja com potência ou com ronco esportivo. Porém é bom verificar o espaço disponível para acomodar o abafador. Muitos carros podem não acomodar modelos muito grandes.

Pergunta 3 – Pode danificar o motor?

 

Não, ele não vai danificar nada no motor, pode instalar tranquilamente, sem nenhum medo.

Pergunta 4 – Aumenta o consumo de combustível?

O abafador esportivo não vai interferir no consumo, o que vai aumentar são as pisadas que você dar no acelerador, para escutar o ronco do motor, porque tenho certeza que você vai pisar.

Pergunta 5 – Se instalar o abafador esportivo e depois for preciso colocar novamente o original, é possível?

Consegue sim, por isso aconselhamos a fazer instalação em um local de confiança, porque lá o profissional vai cortar o abafador original na solda e quando você quiser fazer a instalação dele novamente, você vai consegui fazer sem nenhum problema.

Pergunta 6 – Qual é melhor: difusor ou abafador esportivo?

Para quem não sabe, o difusor é aquele “Y” que proporciona uma saída direta no escapamento. Não aconselhamos, porque dependendo do local onde você instalar, se for antes do intermediário você pode perder potência e se for depois você pode levar uma multa, porque vai ficar um escapamento direto, então sempre um abafador esportivo.

Pergunta 7 – O abafador esportivo é permitido por lei? Eu posso levar uma multa se tiver utilizando ele?

Para você entender um pouco melhor, existe uma lei do Conama que diz o seguinte: ” Sistema de escapamento ou parte dele, poderão ser trocados e substituídos por similares, desde que os níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo”. O que quer dizer tudo isso? Quer dizer que você não poderá trafegar com o abafador esportivo estourado ou direto só o cano, aí o barulho é muito alto, assim você poderá ser multado.